Calendário das Rodas de Leitura Ciclo Culinária


O projeto Roda de Leitura acontece desde 2008 em diferentes pontos da cidade de Guarulhos, visando oferecer aos interessados um programa de leitura e encontros mensais para discussão de obras literárias.
Curadoria e mediação de Lucia Sasaki, bibliotecária.


Ciclo Culinária

Calendário
*****

Lembrando que os endereços dos Espaços parceiros são:
  • Biblioteca Comunitária do Espaço 308: Rua Paschoalina Migliorini, 131 - Ponte Grande - Guarulhos
  • Livraria Nobel no Espaço Novo Mundo: Avenida Salgado Filho, 1453 - Centro - Guarulhos
Se o bom Deus nos permitir, veremo-nos lá!!

*****
2013
Edição em 22 de agosto de 2013 - Novas datas no Espaço Novo Mundo

SETEMBRO
Espaço 308: 14 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 17 (3a.feira, 19h)


GEE, Darien; tradução de Alice Klesck
O pão da amizade
São Paulo, Leya, 2011, 392p.

Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente - um pão da amizade com o bilhete 'espero que você goste'. Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Quando Julia conhece duas recém-chegadas à pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligação ao oferecer a elas uma parte da massa. A viúva Madeline Davis está trabalhando para manter aberto o seu salão de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay está numa encruzilhada. Na cozinha do salão de chá de Madeline, as três mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre.

OUTUBRO

Espaço 308: 05 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 08 (3a.feira, 19h)


MORAIS, Richard C. Tradução de Beatriz Horta
viagem de cem passos
Rio de Janeiro, Record, 2012, 304p.

Esta obra narra uma jornada culinária, da exótica Índia à sofisticada Paris.
 A vida de Hassan Haji pode ser contada através de cheiros e sabores - a sua infância com aroma do curry e a confusão das ruas de Mumbai, a diversidade de sabores da Harrods de Londres, a refinada culinária francesa da cidadezinha de Lumière, nos Alpes. 

NOVEMBRO

Espaço 308: 09 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 12 (3a.feira, 19h)


HAFNER, Dorinda. Tradução de Renata Cordeiro
Sabores da África: receitas deliciosas e e histórias apimentadas de minha infância
São Paulo, Selo Negro, 2000, 176p.

Esta gostosa obra é um presente de Dorinda Hafner, apresentadora de uma série de TV sobre a culinária africana, para os leitores brasileiros. Um verdadeiro cardápio de histórias de vida desde a sua infância em Gana até o viver no Canadá e Austrália. O texto recheado de lendas, provérbios e cantigas recupera o humor da mulher africana.

DEZEMBRO

Espaço 308: 07 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 10 (3a.feira, 19h)

ONOFRE, Palmirinha
A receita da minha vida
São Paulo, Benvirá, 2011. 176p.

Nesta obra a culinarista Palmirinha Onofre, celebrizada por seus programas cheios de carinho e bom humor, procura contar um lado de sua vida pouco conhecido - fala sobre sua mãe, seu marido, da coragem de se separar, da luta para criar sozinha três filhas e também de quando foi desenganada pelos médicos ao ser diagnosticada com câncer e outros momentos.


*****
2014

JANEIRO

Espaço 308: 18 (sábado, 16h)





MAYES, Frances. Tradução de Waldea Barcellos
Sob o sol da Toscana
Porto Alegre, LPM, 2008, 304p.
versão pocket de título anteriormente publicado pela editora Rocco

Frances Mayes s apresenta aos leitores o mundo que descobriu quando comprou e reformou uma casa de campo abandonada no interior da Toscana. Seguindo a tradição de turistas famosos em visita à Toscana, ela refaz passeios de D.H. Lawrence e Henry James, e consulta o poeta Virgílio. Tão talentosa na cozinha quanto ao escrever sobre vinhos e culinária, Mayes também cria dezenas de receitas sazonais, todas elas incluídas no livro.

FEVEREIRO

Espaço 308: 15 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 18 (3a.feira, 19h)


HIRSCH, Sonia
Meditando na cozinha: crônicas e receitas
2a.ed., Rio de Janeiro, CorreCotia, 2001.176p.

Este livro traz dois anos da produção mais recente de Sonia Hirsch, com direito a um molhinho extra - 21 páginas de receitas e comentários, escritos especialmente para complementar as crônicas originais, elas trazem dicas que vão desde como preparar um jantar saudável a dois até como usar nabo ralado para tirar manchas.


MARÇO

Espaço 308: 15 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 18 (3a.feira, 19h)


POWELL, Julie. Tradução de Alice França
Julie & Julia
Rio de Janeiro, Record, 2009, 351p.

Insatisfeita com o emprego sem perspectivas e prestes a completar 30 anos, Julie decide mudar de vida e encara o desafio de executar as receitas do clássico livro da cozinheira Julia Child no prazo de um ano. Para relatar o feito, ela escreve um blog para uma plateia faminta por suas palavras digitadas, que misturam ingredientes e histórias de vida. A riqueza das centenas de pratos adoça seu cotidiano, e ela começa a experimentar a joie de vivre que lhe faltara por tantos anos. 

ABRIL

Espaço 308: 12 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 15 (3a.feira, 19h)


PARKIN, Gaile. Tradução de Helena Londres
Assando bolos em Kigali
São Paulo, Globo Livros, 320p.

Vinda da Tanzânia, sua terra natal, Angel Tungaraza acaba de se mudar para Ruanda com o marido, Pius, e os cinco netos, órfãos de seu filho e sua filha já falecidos. Apesar de quase sempre ter o que fazer, ela encontra tempo para realizar sua paixão: o pequeno e cada vez mais bem-sucedido negócio de fazer bolos em formatos únicos, criados especialmente para as festas e comemorações de seus vizinhos e dos amigos deles.

MAIO

Espaço 308: 10 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 13 (3a.feira, 19h)


HARRIS, Joanne. Tradução de Gilson B. Soares
Chocolat
Rio de Janeiro, Rocco, 2007. 360p.

Neste romance, mãe e filha vão morar num vilarejo francês, com menos de 200 pessoas, e acabam causando um grande alvoroço ao abrir uma loja especializada em chocolates finos quase em frente à igreja - o que, por fim, acaba causando a inimizade do padre Reynard, que vê na mistura de aromas e sabores tentadores uma ameaça à moral e aos bons costumes de sua comunidade. Um livro delicioso e irresistível - como os chocolates de Vianne.

É fundamental que os participantes dos encontros leiam o livro com antecedência

Comentários