domingo, 28 de outubro de 2012

Roda de Leitura Leve-me com você


Imagem extraída do website da editora Octavo


Começamos um novo ciclo de Rodas de Leitura no Espaço Novo Mundo, para os funcionários da Livraria, a respeito da cadeia produtiva do livro. 

A primeira escolha foi Leve-me com você, do autor Paul Desalmand, editora Octavo. O encontro para discussão deste livro foi em 22 de outubro de 2012, uma segunda-feira.

O enredo é um passeio pela França e alguns outros países, e pelos meandros de uma longa existência de um livro anônimo, depois que ele sai da gráfica, passando por várias livrarias, sebos e bibliotecas até seu último proprietário.




Algumas questões levantadas na Roda:

  • Da mesma forma que o livro protagonista propõe ser anônimo (Ele não quis divulgar seu título, seu autor e sua editora), na vida real, tanto em livrarias quanto em bibliotecas, se o usuário ou cliente não souber dizer quem é o autor do livro, qual é o seu título, ou, numa escala menor, qual é a editora, é impossível saber que livro é. Informações do tipo, "a cor da capa é vermelha" ou "se eu enxergar o livro, sei qual é" não facilitam a busca em lugar nenhum. Aproveitei para falar a respeito de ISBN e Sistema Decimal Dewey.
  • Outro comentário foi no sentido de que o livro interessou porque foi um relato do que acontece depois que o livro é vendido, e raramente se pensa nisso, ou seja, na longa vida útil que um livro pode ter.
  • Eu, particularmente, fiquei incomodada com o fato de que uma das proprietárias (aliás, a proprietárias favorita do livro protagonista) não é identificada pelo nome, apenas pelo codinome "Bonitinha". Os demais leitores não se escandalizaram tanto. 
  • Apesar de praticamente todos gostarem do personagem Pierre Landry e de sua livraria Preferences, foi comentado de que ele é uma idealização do profissional livreiro.
  • As referências a autores e obras (principalmente nos diálogos noturnos entre o livro protagonistas e outros livros em livrarias e bibliotecas foram muito apreciadas.
O encontro foi muito bom.
Que venham outros!!

Um comentário: