domingo, 19 de junho de 2011

O espelho




A pequena Kimi era o retrato vivo, a miniatura de sua mãe Hideno. Tinho o mesmo rosto comprido, a pele clara e a mesma fronte alta. Os cabelos, preto-azulados, eram iguais, e os olhos oblíquos e cintilantes sob as pálpebras semi-abertas eram os mesmos.
Apesar dos vinte anos de diferença, podia-se pensar que elas eram irmãs gêmeas. E não se pareciam apenas fisicamente, pois gostavam das mesmas coisas. O afeto que as unia era tão grande que só se sentiam felizes quando estavam juntas.
Certo dia, Hideno ficou muito doente.
Sofria muito ao pensar que um dia deveria deixar o mundo de ternura que sua linda filha de oito anos lhe proporcionava.
E como sofreria a pobre Kimi! Hideno procurava encontrar um meio de atenuar essa dor tão atroz para sua filha.
Um dia, chamou a menina e disse-lhe:
-- Talvez eu me vá logo para o país onde todos nos encontraremos um dia... Não chore, pequena Kimi... Ouça-me com atenção porque tenho algo muito sério e confortante a lhe dizer... Quando eu não estiver mais a seu lado, estarei igualmente com você...
Hideno pegou uma grande caixa que seu marido lhe deixara e prosseguiu:
-- Pegue esta caixa... Não a abra enquanto eu estiver viva. Quando eu me for, você poderá abri-la, mas sempre em circunstâncias muito especiais. Por exemplo, quando você estiver triste ou alegre. Então meu rosto aparecerá no fundo da caixa e você sentirá que eu estarei com você nos momentos de felicidade...
Alguns dias depois, Hideno morreu.
Cheia de tristeza, a pobre Kimi abriu a caixa. E o que foi que viu? Sua mãe, sua querida mãe chorando com ela... ela estava lá, pronta a participar de seus sentimentos...
E assim o tormento de Kimi se acalmou um pouco.
Desde então abria sempre a caixa para dividir suas maiores tristezas e alegrias com sua mãe. E Hideno participava de todos os seus movimentos.
Quando completou dezesseis anos, Kimi foi chamada pelo avô materno que lhe disse conhecer um jovem bom e gentil. Ela imediatamente pensou no quanto seria bom se ela tivesse filhos, talvez uma linda menina que seria para ela o que fora para sua mãe...
Abriu a caixa e contou para a mãe o seu segredo. E Hideno, do fundo da caixa, sorria-lhe com ternura...
Mas foi então que Kimi percebeu que tudo não passava de uma ilusão, pois no fundo da caixa havia um espelho que refletia sua própria imagem. E ela pensara sempre que ali estava sua mãe.
Esta revelação a teria arrasado alguns anos antes, mas agora não a perturbava.
Já não precisava do espelho para saber que sua mãe estaria sempre com ela, sofrendo com suas tristezas e alegrando-se com sua felicidade...

Fábulas e lendas japonesas
Benzenutti (ilustração); Castilho, Maria Luiza Cobra (tradução)
São Paulo, Círculo do Livro, 1987. p.111-2


A foto das bonecas de papel tirei de:
http://siusi-siusi.blogspot.com/2009_04_01_archive.html - Acesso em 19 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário