terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Curso na Casa Plana: Comunicação editorial

https://www.casaplana.org/Comunicacao-editorial - Acesso em 26.02.2019

Investimento: R$ 420,00


Público-alvo 
Profissionais da comunicação social e do mercado editorial, estudantes de comunicação e áreas afins como: jornalismo, edição, marketing, vendas, publicidade e propaganda, gestão de mídias sociais, multimídia e interessados em geral. 


Como descobrimos um livro? O que há por trás de uma resenha, de uma entrevista com um autor, de um debate, de um anúncio publicitário ou de um post sobre uma obra literária? Pode a divulgação tornar um escritor referência? De que maneiras as editoras tomam decisões com base na interação com leitores? 

Em meio a uma severa crise do mercado editorial brasileiro, o curso se propõe a apresentar as principais atribuições do trabalho de comunicação em uma editora de livros, bem como propor reflexões sobre seu papel no processo editorial. Partindo da compreensão do trabalho da comunicação enquanto catalisador de encontros entre  livros e seus leitores, serão discutidos casos emblemáticos do mercado editorial e suas tendências para o futuro.

Plano de aulas

04/04/2019 // Encontro 1 - Marketing e criadores de conteúdo: blogs, vlogs, instagrams, podcasts

11/04/2019 // Encontro 2 - Relações públicas e assessoria de imprensa // professoraconvidada: Ana Yumi Kajiki (Boitempo) 

18/04/2019 // Encontro 3 - Diálogos: conversas entre departamentos, com educadores e livreiros 

25/04/2019 // Encontro 4 - Leitores: sem eles, nada feito // professora convidada: Luciana Fracchetta (Aleph) 

02/05/2019 // Encontro 5 - Tendências do universo do livro 


Encontro 1 - Apresentação do curso e dos participantes. Discussão sobre o papel da comunicação no mercado dos livros: como descobrimos livros? Apresentação sobre as atribuições e procedimentos do marketing no processo editorial. Discussão sobre forma de produção de conteúdo e promoção de livros.

Encontro 2 - Discussão sobre o relacionamento da editora com seu público leitor, jornalistas e figuras públicas. Apresentação das atribuições e procedimentos de relações públicas e assessoria de imprensa em editoras. Discussão sobre a situação do jornalismo cultural nos dias atuais. Discussão sobre estudos de caso.

Encontro 3 - Apresentação das dinâmicas internas de uma editora e da vida de um livro, da concepção ao encontro com seus leitores. Apresentação de processos de divulgação com educadores. Apresentação de processos de divulgação e relacionamento com livreiros. Discussão sobre estudos de caso.

Encontro 4 - Reflexões sobre a construção de uma comunidade em torno dos livros. A importância dos leitores para o mundo dos livros. Apresentação de processos de branding, trabalho com redes sociais, campanhas de crowdfunding, interação com leitores em eventos. Discussão sobre estudos de caso.

Encontro 5 - Reflexões sobre tendências e fenômenos contemporâneos do mercado do livro no Brasil. A importância da formação de leitores. Políticas públicas, educação, encontros com autores, eventos, clubes de leitura. Discussão sobre estudos de caso propostos pelos participantes.

Sobre os professores


Kim Doria é mestre em História, Teoria e Crítica pelo Programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, com pesquisa sobre cinema de gênero e sociedade no Brasil, e possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado. É gerente de divulgação e eventos da editora Boitempo. Coordenou diversos eventos internacionais, dentre eles os seminários 
internacionais “Cidades Rebeldes” (Sesc Pinheiros, 2015) e “1917: o ano que abalou o mundo” (Sesc Pinheiros, 2017) e o ciclo de debates “Diálogos com Marx” (Goethe eTapera Taperá, 2018). Coorganizou os livros "1917: o ano que abalou o mundo" (comIvana Jinkings, Boitempo, 2017) e "Por que gritamos Golpe?" (com Ivana Jinkings e Murilo Cleto, Boitempo, 2016).
Ana Yumi Kajiki é formada em comunicação social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e tem 11 anos de experiência em gestão de comunicação institucional para empresas, governos e figuras públicas (políticos, escritores e intelectuais). Atualmente é gerente de comunicação na Boitempo, editora de pensamento crítico que tem entre seus autores Angela Davis, Judith Butler, Leonardo Padura e Julian Assange. Atuou como coordenadora de comunicação do Governo do Estado de São Paulo (Palácio dos Bandeirantes/Imprensa Oficial) e relações públicas do Grupo Abril.

Luciana Fracchetta
é jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil. Ministrou um curso sobre Marketing Digital no Espaço Cult, em São Paulo, e é professora de redes sociais da LabPUB. Está há cerca de dez anos no mercado editorial e atualmente trabalha como Diretora de Conteúdo na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário