terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Oficina com Tatiana Karpa

Olá, queridos leitores!

Quero compartilhar algo muito bacana que aconteceu comigo no ano passado: há alguns anos, por volta de 2008, quando comecei a me interessar por encadernação artesanal, busquei na Internet quem já estava mais adiantado, quem já dava aulas. Foi nesse período que encontrei os websites do Ricardo Ferreira, do então ateliê Urupês, em Santana do Parnaíba, da Paula Machado, da ABER (que ficava na Vila Mariana) e da Tati Karpa, que fica até hoje em Moema.

Gostei bastante do website da Tatiana, que lida com encadernação artesanal e aquarela e até trocamos alguns emails. Mas jamais que eu iria para Moema, saindo de Guarulhos.

No começo do ano passado descobri seu blog, o thesketchbookisonthetable.blogspot.com e fiquei apaixonada por ele, tão elegante... Mais uma vez, trocamos alguns comentários. Mas, até então, o mais longe de Guarulhos que conseguira ir para aprender encadernação artesanal foi o Ateliê Urupês, agora em Vila Mariana, pertinho do Metrô Santa Cruz.

Em setembro, fui agraciada com a oportunidade de ter aulas numa oficina de encadernação fornecida pela SUTACO nas dependências do Projeto Tear e quem encontro lá? Tatiana Karpa!!!!

Eu não fui até Moema, mas ela veio até Guarulhos!! Não é uma coisa maravilhosa?!
Foram meses muito bacanas, aprendi bastante com a professora, que foi tão gentil que me trouxe para ver alguns volumes dos livros do Keith Smith, a respeito de encadernação sem cola. Que emoção quando eu os manuseei!! Obrigada, Tati, foi a realização de um sonho antigo!

Esta é a foto da nossa última aula, em 29 de janeiro.



Gostaria de registrar alguns dos materiais que fiz sob sua orientação.
Mais do que os produtos, gostei muitíssimo de todas as dicas, os "pulos do gato", que só uma profissional gabaritada sabe dar.
Aproveito para agradecer ao Tião e a Mari, que sempre foram tão hospitaleiros durante a nossa estadia no Projeto Tear. 
Foi uma experiência ótima e só tenho que agradecer!!





2 comentários:

  1. How exciting for you! I took a look at the website you mentioned and so many interesting things to see there. Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  2. You are welcome, Sheila. Indeed Tatiana Karpa is a great artist and deserves to be known worldwide.
    A great week and thanks for commenting!

    ResponderExcluir