segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Oficina de confecção de brochuras na Biblioteca Monteiro Lobato


Olá caros leitores!
Quero compartilhar com vocês que ministrei uma breve oficina de confecção de brochuras no dia 19 de novembro na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, no centro de Guarulhos.
Gostei muito de ministrar esta oficina.





Comecei explicando quais são as ferramentas e quais são os materiais de consumo. Depois, lembrei-me de que Machado de Assis fez essa distinção em seu conto Apólogo.


Destaquei que um dos ferramentais mais importantes para alguém que quer aprender seriamente qualquer tipo de ofício é o material de referência. Infelizmente, aqui no Brasil não temos livros de encadernação em língua portuguesa, daí precisarmos pesquisar em livros importados.


Nesta oficina fizemos três brochuras, todas com costura oito: a primeira, bem básica, a segunda, com inserção de envelope e o dós-a-dós.




Esta é a aluna que, gentilmente, cedeu suas fotos.
Foi uma ótima experiência!

4 comentários:

  1. Hi Sheila!
    Thanks for your comments, it always cheer me up! Surely it was fun for me, I loved! If the Good Lord allows me, there will be more two workshops in January 2014: one for copta binding and another for crossed binding.
    I hope it can be moore along the year!
    Great week!

    ResponderExcluir
  2. how nice that you taught a workshop! i'm sure the participants appreciated the time you took and it's always a nice way to summarize all your knowledge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Lea!
      Thank you for your comment!! For me it was a very good experience, teaching bookbinding, even a so simple stitch as three hole pamphelt stitch, make me remember things, gather another ones in my mind and it is a so special moment when we can share our knowledge with people interested in learning.
      Thanks again!!

      Excluir