O SIED - 1o. Simpósito Internacional de Estudos sobre a Deficiência foi organizado e implementado pelos seguintes órgãos:
- O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência – órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
- O Diversitas, Núcleo de Estudo das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – FFLCH/USP
- Programa USP Legal
O seminário foi estruturado em torno de quatro campos temáticos, organizados em quatro Mesas Redondas. São eles:
- Corpo, Gênero e Identidade
- Movimentos Sociais
- Educação e Comunicação
- Cidade e Direitos
O evento foi realizado no Hotel Novotel Jaraguá Convention, São Paulo, entre os dias 19 e 21 de junho de 2013. Nos dias 19 e 20, além das mesas redondas, compostas por autoridades no assunto, tanto brasileiros quanto estrangeiros, tivemos sessões coordenadas de comunicação de trabalhos. Os temas destes trabalhos foram variados: vários pós-graduandos mostrando seus projetos de pesquisa, nos mais variados temas: reabilitação baseada na comunidade, blogs de pessoas deficientes, a vida de pais de surdos, acessibilidade em turismo, etc. Houve também participação oficial de uma delegação de Angola, que lida com seus deficientes físicos devido a sequelas das guerras de independência e civil.
Participar do SIED foi muito importante para alargar meus horizontes, conhecer a realidade das pessoas deficientes no Brasil em outras partes do mundo, como elas tem lutado para fazer valer os seus direitos e como tem se desenvolvido um campo de estudo acadêmico em que elas são protagonistas e não apenas objeto de estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário